Saiba Vender Seu Peixe!


Coloque Sua Carreira no Mercado
O Marketing pessoal é necessário? Se sou brilhante, ambicioso e trabalhador, não posso subir na vida sem nenhum esforço de marketing especial?
A resposta à última pergunta é um ressonante “não”. As pessoas nascidas entre 1946 e o início da década de 60 fazem parte da maior explosão populacional da história. Justamente por isso, elas enfrentaram concorrência em todos os estágios da vida – para conseguir vaga em uma boa faculdade, arrumar o primeiro emprego, encontrar um apartamento, conhecer o parceiro ideal e assim por diante.
Da mesma forma, os nascidos entre os anos 60 e início dos anos 90 têm se deparado com um ambiente profissional incerto, mutável, dominado por chefes que nem sempre os compreendem ou reconhecem sua capacidade e as ideias que têm a oferecer.
Sob tais circunstâncias, manter uma vantagem competitiva não é somente uma boa ideia – é uma necessidade. E o marketing pessoal é uma parte essencial desse esforço.
Vender ou expor sua carreira ao mercado é um processo contínuo; o constante desenvolvimento das habilidades interpessoais apoia o avanço da carreira; e a exposição profissional é, para muita gente, a passagem mais rápida para cima.
De certa forma, o marketing é a vida. Frequentemente, os indivíduos de sucesso são marqueteiros natos. Os políticos eleitos, o executivo no mais alto posto da organização e todos os indivíduos respeitados pela sociedade são pessoas que dominam a técnica de servir de maneira eficiente e visível o grupo-alvo, seja ele a assembleia constituinte, o painel de acionista ou outro.
Mesmo que não seja formado em administração e marketing, nem tenha lido sequer uma linha sobre o assunto, você também pode se tornar um eficiente vendedor de sua carreira. Não é exigido conhecimento específico em marketing nem uma aptidão especial. O que é necessário é a capacidade de produzir uma auto definição, de estabelecer metas e empenhar-se em alcança-las.
Um detalhe importante: para torna-se um profissional de marketing eficiente, você não precisa ser arrogante nem egoísta; também não deve usar nem enganar as pessoas. O marketing mais eficaz é feito com classe e honestidade, baseado no respeito genuíno e no interesse pelo bem-estar dos outros. Qualquer bom profissional de marketing lhe dirá que, sem um bom produto ou serviço, toda a empáfia será insuficiente para gerar resultados duradouros. O mesmo se aplica ao marketing de sua carreira. O segredo é simplesmente desenvolver as habilidades que farão de você um profissional de classe e, então, divulgar tais habilidades para conquistar o respeito e o sucesso merecido.
Sugestão de Leitura:
Sucesso Pessoal : O Segredo dos Vencedores
Em que este livro difere de outros? Esta obra, apesar de possuir informações que poderiam constituir auto-ajuda, busca ser mais do que isto. Trata-se de um compêndio ordenado sobre os fatores emocionais, comportamentais e psicológicos que influenciam as nossas vidas e o nosso progresso. Ele explica seus mecanismos, através de exemplos práticos, correlacionando-os com aquilo que ocorre na vida real. São esses fatores que quando corretamente entendidos e devidamente harmonizados poderão transformar a vida do leitor, ajudando-o a caminhar com maior firmeza na construção de sua carreira e de seu futuro, em qualquer plano das suas atividades.