Networking é a união dos termos em inglês "Net",
que significa "Rede" e "Working", que é
"Trabalhando". O termo, em sua forma resumida, significa que quanto
maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de essa
pessoa conseguir uma boa colocação profissional, realizar bons negócios, obter
informações e várias outras vantagens que se pode obter da rede formada.
Alguns anos atrás, se alguém tivesse me perguntado sobre a
habilidade mais importante que eu queria ter, eu teria [um tanto ingenuamente]
disse marketing ou economia ou finanças. Se essa pergunta hoje de novo, eu vou
ter que dizer que é networking. Para conhecer pessoas, se conectar com eles e
estabelecer relacionamento são muito mais importante e útil na vida do que
dominar Avaliação Fluxo de Caixa Descontado, hierarquia de Maslow ou os 4 Ps.
Eu desejo que nosso sistema de ensino tinha percebido isso também, no entanto,
ainda não é tarde demais.
Networking com as pessoas é uma das habilidades mais
importantes da vida e útil que alguém pode ter. E por que isso? Porque ninguém
neste mundo tem todas as habilidades e tempo para fazer tudo. Haverá muitas
vezes na vida (ou em um único dia para que o assunto) quando você vai precisar
para fazer as coisas que não estão no seu controle e para o qual você depende
dos outros. Isso geralmente não nos incomoda, como o nosso ambiente de trabalho
nos protege da necessidade de rede, fornecendo a estrutura de apoio necessária
para obter o nosso trabalho feito (a menos que você está no desenvolvimento de
negócios, mas você ainda tem a organização apoiando você). Mas sair dessa
estrutura de apoio e você vai perceber a importância da construção e gestão de
uma rede.
Muitas pessoas vão dizer que um diploma universitário e uma
grande entrevista são as únicas coisas necessárias para ser contratado no mundo
corporativo. O que muitas vezes não é suficientemente enfatizada a importância
do trabalho em rede e ganhando conexões a fim de sentar-se para uma entrevista
em primeiro lugar. Ter uma rede grande de pessoas é uma vantagem fundamental
quando se trata de conseguir um emprego, se é para um trabalho a tempo inteiro
ou um estágio de verão. Networking é o que abre as portas para você e lhe
proporciona oportunidades que de outra forma não poderia ter tido.
As redes são importantes porque ajudam a fortalecer e apoiar
o seu negócio. As redes podem ser formal ou informal. Você também deve
considerar juntar uma associação - onde você vai encontrar um grupo maior, e os
recursos que você deve aproveitar - como informações sobre contratos e
seminários sobre vários assuntos.
Networking requer que você tenha um pedaço de informação -
um cartão de visita. Deve ser um belo cartão, com um bom logotipo, para que as
pessoas possam lembrar de você!
Existem muitos tipos / categorias de redes. Alguns exemplos
incluem: associações comerciais, câmaras de comércio, associações empresariais,
associações de bairro, Rotary Club etc.
Como toda forma de comportamento social, o networking tem
algumas regras que devem ser seguidas:
* A primeira impressão - como diz o velho ditado, a primeira
impressão é sempre a que fica. Seja por telefone ou pessoalmente, esteja
preparado.
* Não peça um emprego diretamente - fazer networking não é
participar de uma feira de empregos, e sim uma oportunidade para coletar
informações úteis. * Dê para receber - networking é uma via de duas mãos. Nada
é de graça e tudo tem seu preço.
* Faça a lição de casa - pesquise seus contatos antes de
conhecê-los e sempre siga as boas indicações ou as passe adiante.
* Pense lateralmente - tente expandir sua rede de contatos
além da sua zona de conforto ou esfera habitual de atividades.
* Paciência é uma virtude - entrar no jogo do networking é
um trabalho de resultados a longo prazo, não espere obter grandes retornos logo
nos primeiros contatos.
A grande vantagem do networking é que você dá e recebe ajuda
gratuitamente.
Hoje é indiscutível a importância do Networking na vida de
qualquer pessoa.
Sugestão de Leitura:
Superdicas de Networking para Sua Vida Pessoa e Profissional
Como fazer networking sem parecer interesseiro?
Devo dar o meu cartão ou esperar que o outro ofereça o dele
a mim?
Como se cultiva os relacionamentos?
Posso usar o nome de um conhecido para me aproximar de
alguém?
Como solicito ajuda para falar com uma pessoa influente?
José Augusto Minarelli apresenta sessenta dicas certeiras
que respondem essas e outras perguntas e indicam o que é necessário não só para
formar uma sólida rede de relacionamentos como também para mantê-la, pois de
nada adianta agregar contatos e não cultivá-los.
Com uma linguagem acessível e bem objetiva, estas Superdicas
de networking para a sua vida pessoal e profissional mostram que o networking
não é um instrumento útil apenas na hora de conseguir um novo trabalho, mas uma
prática constante que deve ser trabalhada também para a obtenção de
relacionamentos sinceros com as pessoas. Praticando networking você pode não só
obter um novo emprego como também fazer muitos novos amigos.