O Que nos Impede?

O que separa os líderes bem sucedidos dos médios? Qual é o segredo por trás das realizações de grandes empreendedores? Embora haja muitas coisas que podem contribuir para o sucesso, há uma coisa que é certa em evitar cada momento. O que é será? A ausência de tentar.

Som demasiado simplista? Pode parecer que maneira, mas não há pura genialidade neste princípio de que é tão óbvio, mas muitas vezes esquecido.

Cada autor bem sucedido, líder, inventor e artista tem pelo menos uma coisa em comum: eles tentaram. Eles tentaram alguma coisa.

A grande lenda da Formula 1 Ayrton Senna disse: "No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz”. Seu ponto era que nada de grande jamais acontece sem esforço. Nenhum autor tem escrito e publicado acidentalmente um grande livro. Nenhum artista pintou acidentalmente uma obra-prima. Demorou esforço. Demorou tentando.

Então, o que nos impede de tentar e realizar grandes coisas?
A falta de confiança. Medo do fracasso nos paralisa. Se você estiver indo para ser um grande líder, e se você estiver indo para realizar qualquer coisa na vida, você tem que estar disposto a falhar ao longo do caminho. (Paulo Coelho A edição do seu primeiro livro foi em 1982, Arquivos do inferno, que não teve repercussão desejada. Lançou o seu segundo livro O Manual Prático do Vampirismo em 1985, que logo mandou recolher, considerando o trabalho de má qualidade. Conforme suas próprias palavras, confessa: "O mito é interessante, o livro é péssimo". Em 1987, publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos; O Alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países e vendeu, até o momento, 65 milhões de exemplares.) Toda técnica, venture, processo ou ideia que você tente não vai funcionar. A chave é aprender com os que não o fazem, e melhorar constantemente.

A falta de inspiração. Erva daninha "inspiração assassinas" fora de sua vida. Desprenda-se, tanto quanto possível das coisas que desencorajam e drenam você. De onde suas melhores ideias vêm? Quando eles vêm? O que inspira você? Identifique as coisas que reforçam sua fé e fazem você querer tentar grandes coisas, e depois incorporá-las em sua rotina semanal. Eu reservo momentos específicos de leitura, músicas e filmes inspiradores, porque essas atividades me inspiram a tentar grandes coisas.

A falta de energia. Mesmo se você tem as maiores ideias no mundo, você precisa de energia para fazê-las acontecer. Que ações, hábitos e ambientes de dar-lhe energia? As grandes quantidades de energia física, emocional e espiritual que você tem, maiores suas chances de sucesso.

A falta de persistência. Mesmo com confiança, inspiração e energia, você ainda precisa de persistência para se tornar um sucesso. Não desista de seus sonhos. Só porque algo não saiu como planejado a primeira vez nem sempre significa que ele deve ser abandonado. Como sugere e diz o velho ditado: ”Se no início você não conseguir, tente, tente de novo" Adaptar, analisar, avaliar e continuar tentando Thomas Edison compreendeu o valor da persistência. Ele relatou ter tentado mais de 1.000 elementos diferentes antes de encontrar o que fez para inventar a lâmpada.


Se você olhar para trás sobre sua vida, você vai descobrir como cada grande conquista foi o resultado de tentar algo. Grandes vidas são o resultado de grandes esforços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário