Perdendo o Medo de Errar!



Em outro dia eu li que a maioria dos nossos medos pode ser resumida a um medo de inadequação, e, consequentemente, a rejeição. Eu sei que isto é verdade para mim.

Quando eu sinto uma sensação de pânico sobre o potencial de falhar, é realmente mais sobre ser visto como um fracasso. Quando eu cometo erros, sem testemunhas, assumindo os erros não me causam imenso desconforto, eu geralmente me recupero rapidamente. É quase como uma árvore que cai para o lado errado na mata e ninguém vê-lo, se ele mesmo acontecer em tudo?

Eu suspeito que isso seja verdade para a maioria de nós. Um tropeço que ninguém viu não é tão humilhante como um tropeço com o público.

Quando você leva em suposições sobre o julgamento de outras pessoas, de repente um erro parece ser mais do que uma má decisão; parece que uma admissão de fraqueza. Parece menos sobre a nossa escolha em um momento e mais sobre o nosso caráter como um todo.

Mas há algo irônico sobre temendo o julgamento por ser falível, já que isso é algo que todos nós temos em comum. Se pudermos apenas abraçar a nossa vulnerabilidade e aceitar que os nossos erros não nos definem, eles podem levar a um maior senso de significado e conexão.

A maioria das pessoas com propósitos que eu conheci se sentem motivados pela necessidade de ajudar as pessoas com as lutas que eles já enfrentaram. Porque erramos e mágoa, podemos sentir por outras pessoas e fazer a nossa parte para ajudar a aliviar sua dor. E porque sabemos que estamos falíveis, aprendemos a ser humildes, que nos ajuda a apreciar e perdoar.

Não há como negar que existem alguns erros que não faria se pudesse voltar a viver esses momentos. Mas a realidade é que nunca é uma opção. Tudo o que podemos fazer é sempre fazer o, a escolha mais corajosa mais inteligente com base no que sabemos neste momento.


A escolha mais corajosa é fazer o que nós realmente queremos fazer, independentemente de quem possa ver e formar opiniões. Nem sempre pode se sentir confortável para arriscar ser visto como inadequado, mas a alternativa é correr o risco de sentir-se parte viva.
Sugestão de Leitura:
Destino, Liberdade e Alma
 
Os ensinamentos de Osho continuam chegando até nós mesmo depois de ele ter deixado seu corpo. Nesta nova série, “Osho – Questões essenciais”, ele vai tratar de um pouco de tudo: desde as buscas individuais por sentido até as questões sociais e políticas mais prementes relacionadas à sociedade atual. Neste primeiro título, Destino, liberdade e alma, são exploradas, de maneira profunda, questões que todo ser humano já se fez em algum momento da vida, todas relativas a assuntos como liberdade, imortalidade, reencarnação, karma, destino, alma. Osho teceu suas reflexões com base em inúmeras perguntas como:
• Não sei quem eu sou. O que fazer? Para onde ir?
• Há outro caminho sem a morte e a insegurança?
• Por que as pessoas bondosas sofrem e são negligenciadas? Por que as pessoas más florescem e são respeitáveis? Isso é o resultado do seu karma da vida passada?
• Por que todos querem fingir ser o que não são?
• Qual é o sentido da vida?
Independentemente de idade, sexo, raça e nacionalidade, todos poderão fazer um bom uso das palavras de Osho, que nos fazem realmente pensar no verdadeiro sentido de nossa vida e de nossa existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário