Pensar Bem, Sinta-se Melhor!


Os pensamentos, a energia do espírito, afetam diretamente a maneira pela qual o cérebro físico controla os processos fisiológicos do corpo. A energia do pensamento pode ativar ou inibir as proteínas que ativam as funções celulares por meio dos mecanismos de interferência construtiva e destrutiva. Então, quando eu fiz o primeiro passo para mudar a minha vida, eu tive que me controlar ativamente onde a minha energia do cérebro levou.

A nossa mente e corpo são muitas vezes controlados por programas de outras pessoas que a repetição ajudou a instalar em nossas mentes. Além disso, mesmo Mahatma Gandhi costumava dizer:

Suas crenças se tornam seus pensamentos.
Seus pensamentos tornam-se suas palavras.
Suas palavras se tornam suas ações.
Suas ações se tornam seus hábitos.
Seus hábitos tornam-se seus valores.
Seus valores se tornam o seu destino.

Os programas que são ativados em nós moldaram a nossa forma de pensar e dirigir nossas vidas. O primeiro passo para mudar a direção que nós não gostamos é tornar-se conscientes dos nossos pensamentos e como eles são influenciados pelas crenças dos outros que temos internalizado.

A aceitação de si mesmo é algo heroico, porque envolve o colapso dos limites internos criados pela família, sociedade e cultura. Nossa identidade capturada é sempre insuficiente e deficiente: é o recipiente, não o conteúdo. Mas o colapso desta carcaça ou rasgar a máscara nos assusta até a morte, e que tendem a rejeitá-las. Nosso tamanho, a capacidade de brilhar, amar sem limites, para triunfar, há muito mais medo da nossa pequenez. Superar o medo exige que você tenha um propósito maior. Poderíamos chamá-lo de amor-próprio, amor pelo trabalho que estamos fazendo, o amor por todos aqueles que trabalham que pode ser benéfico. E aqui são sentimentos sublimes que entram em jogo: quando aceitamos o colapso da auto limitada entramos em contato com gratidão e graça. Esta gratidão essencial que abre caminho para as nossas qualidades pessoais.

A paz interior depende do tipo de pensamentos que cultivamos e emoções que florescem. Meios pacíficos serão estabelecidos e os braços na frente do espelho que nos lembra, dá-nos um meio sorriso, significa conceder-nos a oportunidade de se sentir bem na companhia de nós mesmos. Isso significa tomar de volta os nossos pensamentos e usá-los a nosso favor.

Que seus pensamentos sempre estejam ao seu favor.
Sugestão de Leitura:
Pensar Bem, Sentir-se Bem
 
Você evita entrar em relacionamentos porque acha que as pessoas vão sempre magoá-lo? Você fica tenso ao conversar com seu colega de trabalho porque tem certeza de que ele o odeia? Será que essas situações são sempre verdadeiras ou será que é sua mente que o está boicotando e fazendo você acreditar nisso? Em Pensar bem, sentir-se bem, o psicólogo Walter Riso mostra que muitas vezes nossos problemas decorrem de crenças distorcidas que guardamos em nossa mente. Insistimos que essas crenças são verdades absolutas, quando, na realidade, a história pode ser bem diferente... Utilizando casos reais – e muito comuns –, o autor ensina algumas maneiras de nos livrarmos das armadilhas de nossa mente, quebrando a corrente de pensamentos negativos que nos atrapalham no dia a dia, seja no trabalho, nas relações afetivas ou na vida em família. Porque a vida é muito boa para ser desperdiçada com tanto mal-estar. E acredite: é possível fazer mudanças – e para melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário