Torne-se Indispensável !


Um profissional de marcado eficiente cria um nicho para o produto ou serviço que quer promover. Você também precisa criar um nicho para si próprio e vender sua carreira. Isso significa se tornar indispensável – ser o tipo de pessoa de quem os supervisores sempre precisam quando surge a restruturação, o especialista em determinado assunto técnico, ou o mentor de vários empregados mais novos. Descubra e execute o que é necessário no emprego (não apenas o que é esperado), e será notado rapidamente.
O segredo para se tornar indispensável
Como você pode se tornar o tipo de funcionário do qual a empresa não quer abrir mão? Acredite se quiser: não é preciso ser extraordinariamente talentoso para conseguir isso. Só o que você tem a fazer é seguir métodos simples, tais como:
*Assumir a tarefa que ninguém quer.
*Percorrer aquele quilômetro extra.
*Trabalhar com mais afinco quando ninguém o supervisiona.
*Obter crédito para sua equipe.
*Fazer seu chefe parecer bom.
*Lidar com clientes importantes.
*Torna-se um mentor.
*estar ciente das necessidades do supervisor.
*Saber o que é necessário.
E, por último, esteja ciente da missão da empresa. Toda firma, desde a micro empresa até a grande corporação multibilionária, tem uma missão. Se você não sabe qual é, descubra. Os folhetos publicitários, os relatórios anuais, a literatura interna e o manual do funcionário a estampam com clareza. A missão unifica e dá sentido a todas as metas do setor ou departamento. Embora ocorram conflitos interdepartamentais por causa das diferentes obrigações, uma base sólida pode ser produzida quando todos os funcionários compreendem a missão global da empresa.
Se você não tem certeza do rumo de um projeto e não está recebendo orientação adequada, analise o problema sob o ponto de vista da missão da firma. Aquilo que você faz está em sintonia com ela? Será útil para a empresa, a longo prazo? Sua habilidade em tomar decisões corretas será fortalecida pelo conhecimento da descrição de seu cargo, dos objetivos de seu grupo e da missão da companhia.
Sugestão de Leitura:
Você É Indispensável? - a Importância de Quem Inova, Lidera e Faz Acontecer
Você é indispensável? Mostra que nenhum profissional é insubstituível, por mais competente e responsável que seja. Seth Godin escreveu um livro para todos nós — sobre nossas escolhas e nosso futuro — que buscamos uma resposta diferente para cada problema no trabalho; uma solução até então não encontrada por ninguém. O autor classifica essas pessoas como “elementos-chave” e, de maneira clara e simples, nos faz acreditar que, embora a resposta à pergunta que dá nome a esta obra seja “não”, podemos nos aproximar o máximo possível disto: nos tornarmos indispensáveis.