Um profissional de marcado eficiente cria um nicho para o
produto ou serviço que quer promover. Você também precisa criar um nicho para
si próprio e vender sua carreira. Isso significa se tornar indispensável – ser o
tipo de pessoa de quem os supervisores sempre precisam quando surge a
restruturação, o especialista em determinado assunto técnico, ou o mentor de
vários empregados mais novos. Descubra e execute o que é necessário no emprego
(não apenas o que é esperado), e será notado rapidamente.
O segredo para se tornar indispensável
Como você pode se tornar o tipo de funcionário do qual a
empresa não quer abrir mão? Acredite se quiser: não é preciso ser
extraordinariamente talentoso para conseguir isso. Só o que você tem a fazer é
seguir métodos simples, tais como:
*Assumir a tarefa que ninguém quer.
*Percorrer aquele quilômetro extra.
*Trabalhar com mais afinco quando ninguém o supervisiona.
*Obter crédito para sua equipe.
*Fazer seu chefe parecer bom.
*Lidar com clientes importantes.
*Torna-se um mentor.
*estar ciente das necessidades do supervisor.
*Saber o que é necessário.
E, por último, esteja ciente da missão da empresa. Toda firma,
desde a micro empresa até a grande corporação multibilionária, tem uma missão. Se
você não sabe qual é, descubra. Os folhetos publicitários, os relatórios
anuais, a literatura interna e o manual do funcionário a estampam com clareza. A
missão unifica e dá sentido a todas as metas do setor ou departamento. Embora ocorram
conflitos interdepartamentais por causa das diferentes obrigações, uma base
sólida pode ser produzida quando todos os funcionários compreendem a missão
global da empresa.
Se você não tem certeza do rumo de um projeto e não está
recebendo orientação adequada, analise o problema sob o ponto de vista da
missão da firma. Aquilo que você faz está em sintonia com ela? Será útil para a
empresa, a longo prazo? Sua habilidade em tomar decisões corretas será
fortalecida pelo conhecimento da descrição de seu cargo, dos objetivos de seu
grupo e da missão da companhia.
Sugestão de Leitura:
Você É Indispensável? - a Importância de Quem Inova, Lidera
e Faz Acontecer
Você é indispensável? Mostra que nenhum profissional é
insubstituível, por mais competente e responsável que seja. Seth Godin escreveu
um livro para todos nós — sobre nossas escolhas e nosso futuro — que buscamos
uma resposta diferente para cada problema no trabalho; uma solução até então
não encontrada por ninguém. O autor classifica essas pessoas como
“elementos-chave” e, de maneira clara e simples, nos faz acreditar que, embora
a resposta à pergunta que dá nome a esta obra seja “não”, podemos nos aproximar
o máximo possível disto: nos tornarmos indispensáveis.