Nessa palestra ele conta algumas histórias de como foi a
criação do Buscapé, além de dar dicas de como é importante ouvir que seu
projeto é “impossível”. Se você está começando seu projeto e está com medo dele
ser “impossível”, recomendo demais que dê uma conferida no vídeo e ganhe uma
dose extra de ânimo.
Uma coisa muito interessante da área de empreendedorismo é
que não existe resposta certa. É razoavelmente comum vermos casos em que um
empreendedor fez algo e teve muito sucesso, enquanto outro fez exatamente a
mesma coisa e o projeto foi pro buraco.
Por outro lado, ver histórias de como foi o início de
empreendedores bem sucedidos é um aprendizado garantido. Por mais que seja impossível
copiar exatamente o que o cara fez (outra época, outro contexto, outras
habilidades, etc.), é bom demais ver que os “fodões” passaram basicamente pelas
mesmas angústias que nós, meros mortais, passamos no início de nossas jornadas
empreendedoras.
O sucesso depende da capacidade de encontrar um nicho e
tomar posse dele, de desenvolver um serviço inovador e manter a aposta, mesmo
quando as demais referências vão mal.
Sugestão de Leitura:
Startup Brasil
Há alguns dias terminei a leitura do livro Startup Brasil,
um livro brazuca show de bola sobre empreendedorismo. Tem um formato muito
bacana onde cada capítulo é uma história de cada empresa contada pelos próprios
empreendedores. Os empresários fazem um balanço de suas trajetórias como
empreendedores. São 10 empresas. O mais legal é que são todos empreendedores
brasileiros de empresas brasileiras, pelo menos incialmente.
Há tempos ouço que os livros sobre empreendedorismo e/ou
negócios falam muito sobre casos de fora do país, que as coisas são bem
diferentes e tal... Pois bem Pedro Mello e Marina Vidigal resolveram esta
questão ao compilar depoimentos dos notáveis abaixo:
- Alexandre Costa, da Cacau Show;
- Daniel Mendez, da Gran Sapore;
- Elói D’Avilla, agência de viagens Flytour;
- Gilberto Mautner, da Locaweb;
- Marcus Andrade, da gráfica Horizon;
- Marcus Hadade, da Arizona;
- Mauricio de Sousa, da Turma da Mônica;
- Miguel Krigsner, do Boticário;
- Romero Rodrigues, do BuscaPé;
- Vasco de Oliveira Neto, da AVG Logística.
O livro não precisa ser lido em ordem sequencial, eu, por
exemplo, comecei a ler os capítulos das empresas que eu mais tinha interesse em
conhecer a história.
O que mais me chamou a atenção em todas as histórias foi a
coragem de todos eles, mas principalmente a vontade, resiliência, persistência.
Palavras tipicamente usadas para descrever um empreendedor de sucesso. Em todos
os casos, o sucesso demorou a chegar.
Outra coisa interessante foi que praticamente todos eles
tiveram uma verdadeira escola de empreendedorismo desde pequenos, tendo como
professores os próprios pais empreendedores. Acredito que isso ajuda muito.
A resiliência se fez presente também no projeto dos próprios
autores que enfrentaram algumas dificuldades e mudanças de rumo antes de
conseguirem finalizar o livro. Mais uma vez, vontade, resiliência, persistência.
O livro é muito bom, serve até como um manual rápido de
consulta. Compre, leia e releia, vale muito o investimento.