Acredite no Impossivel!!!


 
Nessa palestra ele conta algumas histórias de como foi a criação do Buscapé, além de dar dicas de como é importante ouvir que seu projeto é “impossível”. Se você está começando seu projeto e está com medo dele ser “impossível”, recomendo demais que dê uma conferida no vídeo e ganhe uma dose extra de ânimo.
Uma coisa muito interessante da área de empreendedorismo é que não existe resposta certa. É razoavelmente comum vermos casos em que um empreendedor fez algo e teve muito sucesso, enquanto outro fez exatamente a mesma coisa e o projeto foi pro buraco.
Por outro lado, ver histórias de como foi o início de empreendedores bem sucedidos é um aprendizado garantido. Por mais que seja impossível copiar exatamente o que o cara fez (outra época, outro contexto, outras habilidades, etc.), é bom demais ver que os “fodões” passaram basicamente pelas mesmas angústias que nós, meros mortais, passamos no início de nossas jornadas empreendedoras.
O sucesso depende da capacidade de encontrar um nicho e tomar posse dele, de desenvolver um serviço inovador e manter a aposta, mesmo quando as demais referências vão mal.
 Sugestão de Leitura:

Startup Brasil
Há alguns dias terminei a leitura do livro Startup Brasil, um livro brazuca show de bola sobre empreendedorismo. Tem um formato muito bacana onde cada capítulo é uma história de cada empresa contada pelos próprios empreendedores. Os empresários fazem um balanço de suas trajetórias como empreendedores. São 10 empresas. O mais legal é que são todos empreendedores brasileiros de empresas brasileiras, pelo menos incialmente. 
Há tempos ouço que os livros sobre empreendedorismo e/ou negócios falam muito sobre casos de fora do país, que as coisas são bem diferentes e tal... Pois bem Pedro Mello e Marina Vidigal resolveram esta questão ao compilar depoimentos dos notáveis abaixo:
- Alexandre Costa, da Cacau Show;
- Daniel Mendez, da Gran Sapore;
- Elói D’Avilla, agência de viagens Flytour;
- Gilberto Mautner, da Locaweb;
- Marcus Andrade, da gráfica Horizon;
- Marcus Hadade, da Arizona;
- Mauricio de Sousa, da Turma da Mônica;
- Miguel Krigsner, do Boticário;
- Romero Rodrigues, do BuscaPé;
- Vasco de Oliveira Neto, da AVG Logística.
O livro não precisa ser lido em ordem sequencial, eu, por exemplo, comecei a ler os capítulos das empresas que eu mais tinha interesse em conhecer a história. 
O que mais me chamou a atenção em todas as histórias foi a coragem de todos eles, mas principalmente a vontade, resiliência, persistência. Palavras tipicamente usadas para descrever um empreendedor de sucesso. Em todos os casos, o sucesso demorou a chegar.
Outra coisa interessante foi que praticamente todos eles tiveram uma verdadeira escola de empreendedorismo desde pequenos, tendo como professores os próprios pais empreendedores. Acredito que isso ajuda muito.
A resiliência se fez presente também no projeto dos próprios autores que enfrentaram algumas dificuldades e mudanças de rumo antes de conseguirem finalizar o livro. Mais uma vez, vontade, resiliência, persistência.
O livro é muito bom, serve até como um manual rápido de consulta. Compre, leia e releia, vale muito o investimento.