Poder do Elogio!

Uma das chaves para o sucesso é ter relacionamentos bem sucedidos. Não somos ilhas e não chegamos ao topo por nós mesmos. E uma das principais formas para crescer com sucesso em nossos relacionamentos é ser e "dá vida" as pessoas para os outros. Cada pessoa que encontramos, temos quer dar vida ou tirar a vida de. Você sabe o que eu quero dizer. Há pessoas que o incentivam e quando você é feito de estar com eles você se sente construída. Depois, há outros que você se sente derrubada por elas. As pessoas de sucesso são pessoas que dominam a arte de edificar os outros.
Uma das maneiras de construir as pessoas se é para elogiá-los. Há poder no louvor pessoas! Algo começa a acontecer neles, em você, e na sua relação, quando você elogia alguém. Lembre-se de um momento em que alguém lhe disse algo sobre si mesmo de uma forma elogiando? Foi ótimo, não foi?
Você provavelmente gostara mais da pessoa depois que elogiou você, não é? Agora eu não estou falando de elogiar as pessoas por causa de elogiar as pessoas. Eu estou falando sobre sinceramente procurando e louvando traços positivos de caráter e de ação dos outros ao seu redor. Não mentir para as pessoas. Se eles tenham feito algo errado, corrigi-lo, mas quando eles fazem algo certo, elogie-o!
Há várias razões para acreditar que o elogio é crucial no ambiente de negócios. Para os psicólogos, o reforço positivo funciona melhor que a punição para educar. Segundo os neurologistas, a dopamina, liberada pelo cérebro nos momentos de satisfação, é um elemento químico poderoso. E, de acordo com alguns especialistas em gestão, reconhecimento profissional é sinônimo de lucros. Que o diga uma pesquisa feita recentemente pela Harvard Business Review na rede Best Buy: 0,1% de engajamento extra dos funcionários representa US$ 100 mil a mais de faturamento anual. Embora o maior envolvimento resulte de vários fatores – satisfação pessoal, plano de carreira, cafezinho grátis... –, Chester Elton, autor de O princípio do reconhecimento, afirma que o elogio é o principal fator de motivação, conforme revelam pesquisas como a da Best Buy. “O estudo de Harvard mostra que você não deve ter apenas funcionários satisfeitos, mas também engajados, pois esse envolvimento faz com que eles dispendam esforços extras”, diz Elton. Ele aconselha: elogie rápido (quanto mais próximo do ato vem o elogio, mais vezes a ação se repetirá) e elogie frequentemente (quanto mais você destacar o que é importante, mais as pessoas ficarão atentas a isso).
O psicólogo Wayne Nemeroff, da consultoria PsyMax Solutions, acrescenta um terceiro conselho: seja específico. “Lembre uma situação determinada e descreva um comportamento específico, destacando o impacto dessa situação ou desse comportamento no grupo ou no projeto. Assim você obtém um equilíbrio entre o elogio e o feedback construtivo.” Para a psicóloga Laura Carstensen, de Stanford, empresas muitas vezes negligenciam o valor do elogio. “Quando você compra um bilhete de loteria, os matemáticos perguntarão: sabe qual é a sua chance de ganhar? Os psicólogos veem isso de forma diferente. Comprar um bilhete barato significa sonhar e antecipar situações de prazer, o que já vale seu custo.” Elogios são grátis, requerem pouco esforço e dão muito resultado.

Sugestão de Leitura:
1001 Maneiras de Premiar seus Colaboradores


"Melhor do que dinheiro: elogio e gestos pessoais motivam os funcionários. Coisas que não custam quase nada são, ironicamente, as mais eficazes." - The Wall Street Journal Com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos em todo mundo, 1001 maneiras de premiar seus colaboradores se tornou uma referência por mostrar que o que motiva uma pessoa a ter um desempenho brilhante não é tanto um aumento de salário nem uma promoção, mas certos gestos inesperados no dia a dia que demonstram o real reconhecimento por um trabalho bem-feito. Se você está em busca de formas originais e altamente eficazes de premiar seus colaboradores por uma excelente atuação, este livro tem sugestões sob medida para o seu caso, seja qual for o tamanho de sua empresa e do seu orçamento para isso Você vai encontrar aqui centenas de estratégias de sucesso, desde iniciativas informais de agradecimento de baixo - ou nenhum - custo a programas formais de reconhecimento. Segundo Bob Nelson, as pesquisas e a prática comprovam que, embora o dinheiro seja importante, o reconhecimento cuidadoso e pessoal pela execução primorosa de uma tarefa ou atividade está entre os recursos mais poderosos para se elevar o entusiasmo, melhorar o desempenho e aumentar a retenção das pessoas nos bons e nos maus tempos. Citando práticas adotadas por empresas de diferentes áreas, além de estudos de caso, ele apresenta uma rica fonte de consulta que qualquer pessoa pode usar para premiar tanto indivíduos quanto equipes. Entre as dicas de como dizer aquele "obrigado" de um jeito especial estão notas pessoais de elogio, folgas, permissão para chegar tarde ou vestir roupas informais, envio de flores, organização de jogos e concursos e concessão de benefícios e privilégios. **** "Como parte do meu projeto de doutorado, realizei uma pesquisa sobre os motivos pelos quais os gerentes usam ou não o reconhecimento para estimular os funcionários e descobri que a variável mais importante que distingue os gestores que fazem isso é a seguinte: eles – e não a empresa nem o departamento de recursos humanos – se responsabilizam pela criação do ambiente motivacional para seus colaboradores. Esses supervisores acreditam de fato que o reconhecimento dos profissionais merecedores exerce uma influência direta sobre a forma como essas pessoas encaram o trabalho. Essa descoberta confirma o que minha pesquisa demonstra: simples comportamentos diários que qualquer gerente pode adotar com seu pessoal, sobretudo o elogio, são as formas de reconhecimento preferidas entre aqueles que executam um bom trabalho. O melhor elogio é feito pessoalmente, na hora, de forma específica, sincera, de modo positivo e proativo. Em questão de segundos, ele expressa a seguinte idéia: 'Vi o que você fez, considero muito importante, estou grato e feliz por isso'- poucas palavras e tanto significado." Bob Nelson Neste livro, você também encontrará dicas importantes como: - Enfatize o sucesso e não o fracasso. - Realize o reconhecimento de modo pessoal e honesto, evitando algo muito “meloso” ou elaborado. - Certifique-se de que o reconhecimento e a premiação atendam as necessidades dos envolvidos. - Premie assim que possível - os atrasos enfraquecem o efeito dessa iniciativa. - Faça com que as pessoas entendam por que recebem prêmios e os critérios usados para determiná-los. - Valorize os colaboradores que enaltecem os colegas por fazerem o que é melhor para a empresa.