Difererencie-se e Torne-se Competitivo!




Para ser competitivo é preciso fazer a diferença. Essa é a verdade fundamental. Empresas procuram tecnologias que agreguem valor, inovação em seus produtos e processos e, principalmente, pessoas diferentes.
O que você faz de diferente? Em sua viagem rumo a excelência pessoal, os requisitos essenciais sçao olhos atentos, mente aberta e disposição para mudar. Fique alerta às seguintes dicas e construa uma carreira cheia de sucesso e realizações.
Toda hora é hora de recomeçar – crie seu planejamento pessoal e profissional. Pergunte a si: “Quais são minhas metas? Quais meu sonhos? Onde estou e onde pretendo chegar? Em quanto tempo? Como melhorar minha empregabilidade?”. Estipule metas e atividades condizentes com a sua realidade e revise, no máximo a cada dois meses, o seu planejamento pessoal.
Defina Prioridades – Mas não se esqueça de que não existem mais do que duas ou três prioridades. Aprenda a definir o que e essencial, a separar o joio do trigo. Como? Para que ler três jornais por dia e assistir também ao noticiário das sete, das oito e da meia-noite? Simplifique sua Vida, busque o equilíbrio entre o pessoal e o profissional. Faça mais em menos tempo.
Invista naquilo que o realiza – não se prive das coisas por medo da idade, do insucesso, das criticas. Por que não podemos mudar de profissão, de emprego, cidade ou estilo de vida na hora em que desejarmos? Vejo pessoas que não estudam poque se acham velhas demais, não mudam poque têm receio do que os outros vão falar. Só tenha medo de não ser feliz. Esse é o pior preço a pagar. Não existe hora para mudar. Toda hora é hora. Busque a sua realização pessoal. Dinheiro é consequência, nunca uma finalidade.
Evite duvidar de – A partir do momento em que você se sente apto a conduzir um projeto ou para enfrentar um novo desafio, nunca ponha em dúvida sua capacidade de realiza-lo. Caso não saiba como fazer, seja humilde e procure conselhos de pessoas mais experientes e exemplos de outras empresas. Caso não conheça a noca técnica, procure estudar e aprender sobre ela. Utilize todo o potencial de trabalho em equipe e tenha sempre em mente o objetivo que pretende alcançar.
Pense de modo diferente – Está provado que a mente altera o funcionamento do corpo. Comece a ter diálogos internos mais positivos, sempre reforçando quanto você é capaz, que as coisas não acontecem por acaso e que para tudo existe uma saída. Pense em como seriam as coisas sob outro ângulo, outras soluções, outros caminhos. Nunca vai existir somente uma resposta para determinar problema.
Experimente algo novo – Participe de algum programa social, um curso de pós-graduação ou aprenda uma língua estrangeira. Busque algo que seja novo para você e que o ajude a desenvolver capacidade que você considera deficitárias ou, ao contrário, algo que aprimore ainda mais seus pontos fortes. Atividades que estimulem seu espirito de equipe, liderança ou que aumentem seu contato com as pessoas. Enfim, tudo que pode e deve ser aplicado no seu dia-a-dia de trabalho.
Identifique seus clientes – Sim, todos nós temos clientes. Procure atende-los de uma nova forma. Faça algo novo. Quando digo algo novo, não significa que tem de ser 100% diferente. Comece com pequenas mudanças, que comprovadamente são as mais duradouras.
A verdadeira diferenciação faz acontecer, cria oportunidades, transforma sua carreira de forma profissional, como um precioso produto a ser exporto no mercado. Mas, para isso, é preciso inovar, aceitar desafios e experimentar o novo. Como dizia o grande mestre Abraham Maslow: “Quando se tem apenas um martelo, tudo fica parecendo prego”.

Sugestão de Leitura:
STEVE JOBS PARA JOVENS - O HOMEM QUE PENSAVA DIFERENTE 

Steve Jobs não traçou um caminho previsível - foi entregue para adoção ao nascer, largou a faculdade ainda no primeiro semestre e aos vinte anos criou a Apple, na garagem de seus pais com seu amigo Steve Wozniak. Alcançou o sucesso e acabou demitido da própria empresa. Criou a Pixar, o Ipod e o Iphone. Lutou contra o câncer por quase uma década. A autora busca conduzir o leitor ao universo dessa personalidade, enquanto explora a evolução dos computadores e da tecnologia. Ilustrado com fotos.